Papo Tático: Ferroivário 1 x 4 Vitória

Liderança do grupo conquistada em vitória importante!

Vitória e Ferroviário se enfrentaram pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, em partida que valia a disputa pela liderança do grupo para o Leão, frente a um adversário que já estava praticamente eliminado da competição. O rubro-negro foi a campo com um time bastante modificado: Caíque, Cedric, Ramon, Bruno Bispo e Pedro Botelho; Lucas Marques, Rodrigo Andrade, Yago, Luan e Alexander; Denilson, com destaque para as estreias de Alexander, Rodrigo Andrade e Luan na equipe titular.


1º tempo:

A equipe cearense marcava em bloco baixo, o que exigia do Vitória compactação ofensiva e uma boa articulação para propiciar a criação desde os seus zagueiros. Destaco abaixo uma evolução, que considero bastante relevante, observada na equipe: uma ocupação de espaço mais inteligente na saída de bola. A equipe de Vagner Mancini sempre teve o mal hábito de concentrar jogadores em excesso num mesmo espaço, no momento da saída de bola, algo que eu sempre enfatizei como “desperdício de espaço”.


Note abaixo, em duas capturas, como há um espaço entre os zagueiros e os volantes na saída de bola: isto significa mais liberdade para os dois zagueiros conduzirem de modo a contribuir para a criação e, ainda mais importante, permite que os dois volantes ocupem, de maneira correta, a sua faixa de campo, sem aproximação desnecessária em relação aos zagueiros. O resultado disto é uma equipe com mais jogadores dispostos no campo adversário, uma ocupação mais racional do espaço. Um ajuste que, a princípio, pode parecer desprezível, mas que contribui muito para que a criação ganhe fluidez.

  
Para poder continuar lendo ou assistindo este e todos os conteúdos completos, seja nosso assinante por apenas R$ 5,00 mensais (CLIQUE AQUI). Nosso assinante também participa de sorteios e lista de transmissão no WhatsApp. Para pagamento via boleto nos informe seu e-mail (@colunaecvitoria@gmail.com).  


Planos:

Mensal 5,00: 
Semestral: 28,00:
 
Anual: 55,00:

0 comentários:

Postar um comentário