Papo Tático: Vitória 3 x 1 Palmeiras


VENCEU A MELHOR ESTRATÉGIA

Vitória vence o Palmeiras no Barradão com autoridade, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017, deixa o Z4, pega de volta a calculadora e sonha em jogar a Série A em 2018.

Apesar dos desfalques, o visitante tem a seu favor um elenco milionário e recheado de opções, estatisticamente também, tem melhores números na competição que o Vitória. O Palmeiras chegou a Salvador como o melhor ataque e, para enfrentar até ali, a pior defesa e o pior mandante do campeonato.

Mas, a equipe paulista foi surpreendida pela mudança de sistema de jogo do Vitória, pela concentração, dedicação e entrega dos atletas na partida. E quando o Palmeiras avançou suas linhas para pressionar o rubro negro, encontrou um adversário bem postado no 4-1-4-1 e com um poder de marcação aumentado com a escalação de três volantes.

Volantes que, diga-se de passagem, sabem valorizar a posse de bola. Naquele momento presenciamos que o treinador do adversário viu sua estratégia ir por água abaixo. Mas ainda assim, como não poderia ser diferente, foi para cima e tentou com três atacantes, leves e rápidos, confundir o sistema defensivo do Vitória.

O Vitória precisava tomar as redias do jogo e nada melhor que sair na frente. Então David tratou de arrancar com a bola e passar para Patric que voltou a crescer o seu jogo. No terceiro gol valeu o entrosamento de base entre David e Welisson, o volante esperou o momento certo para lançar o colega e David novamente foi para jogada pessoal, à bola sobrou para Yago oportunista. Antes disso num lance capital de linha alta, a defesa do Palmeiras foi batida pela explosão de Trellez.

Comentamos esses lances para deixar claro que foi um jogo de estratégia. E venceu quem melhor fez a leitura para a partida. Foi um grande jogo e ambas as equipes atuaram bem.

A ESTRATÉGIA DO 4-1-4-1


4-1-4-1
Mancini recebeu a luz do jogo. Acertou em cheio na escalação de Patric, Gefferson e dos três volantes. Dentro do 4-1-4-1 as características dos jogadores escalados foi o “sal” que faltava ao tempero na ocupação de espaços e na noção de marcação por zona, dos encaixes individuais e dos cortes de linhas de passes do Palmeiras, como na imagem a baixo.


Nessa outra tomada abaixo, Mancini dentro do seu modelo de marcação trabalha uma abordagem que acho muito interessante, eficaz e aprendi com isso. O jogador do extremo aborda longo o portador da bola e mesmo quebrando a linha de marcação momentaneamente, esse atleta bloqueia a visão do jogador fazendo com que diminua o risco com essa saída de sua zona. Notem que Yago pratica essa ação sempre nos jogos. Mas, por favor, não confundam com perseguição errônea, de quando o zagueiro sai na caça de um atleta que já tem o controle de bola, está de costas para nosso gol e retornando ao seu campo.


Mancini teve apenas um equivoco na partida de ontem, e não foi por não prever a expulsão de Correia. Foi porque sabia da função que o atleta estava desempenhado de colar em Moisés e jogar entre as linhas. Essa função que chamo de “para brisa de linhas“ exige que às vezes você tenha que parar lances com falta e, se tínhamos mais dois volantes no banco com estatura semelhante e descansados, tinha que ter feito a troca no intervalo. Por outro lado, os atletas foram ainda mais obedientes para manter o resultado. Notem David na tomada abaixo, fazendo uma primeira linha com 5 atletas.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

“O torcedor tenta buscar explicações em místicas, superstições, erros de escalação, e em outros aspectos que quase sempre fogem ao futebol do campo. Movidos à paixão discutem entre eles que o Vitória de 2017 na Série A são dois times, um quando atua longe de Salvador e outro aqui”.

A estratégia do Vitória foi superior ao Palmeiras, por isso mereceu vencer, e dessa vez venceu. Soube ter frieza para fazer os gols e marcar bem. Não sou daqueles que diz que o “Barradão voltou”, não. Ele sempre esteve e estará ao nosso lado. Cabe ao Vitória atuar aqui como atuou ontem. Aproveitando as chances que vai aparecer no jogo e agarra-las da melhor maneira possível.

É isso aí galera!

Por Adson Piedade / @AdsonPiedade 
Foto: ECVitoria Divulgação e Edição nossa 

0 comentários:

Postar um comentário