Papo Tático: Grêmio 1 x 1 Vitória

RESULTADO IMPORTANTE!

Vitória atuou em Caxias do Sul contra o Grêmio pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017 e, mesmo prejudicado pela arbitragem, conseguiu trazer um ponto importante para Salvador.

O Grêmio é uma das equipes mais difíceis de ser marcada, imagine o 4-3-3 em V no meio campo - que faz o Botafogo - onde seus volantes e apoiadores jogam entre linhas e chegam constantemente a área, revezando entre eles quem protege a área e quem avança, mas que costuma jogar com um nove fixo e pivô. O Grêmio joga de forma parecida, eles circulam bastante rodando junto com a linha da bola, mas o destaque e diferencial é Luan que flutua por todo o campo, vai buscar a bola em qualquer setor, atleta completo com poder de criação, definição, dribles e jogo posicional acima da média.

O Vitória dentro do seu 4-1-4-1 tentou minimizar com encaixes individuais de marcação em Luan e Ramiro. Alguns jogadores acabaram sendo traídos por essa movimentação e nossas linhas ficaram menos definidas que o jogo anterior. Não foi gerado um problema tão grande, mas nossas abordagens não tiveram tanto êxito quanto frente ao Palmeiras, e a movimentação do time paulista é maior nos homens de frente do que no meio, como no Grêmio.


Na imagem acima notem a segunda linha quebrada por conta dos encaixes de marcação e, ainda assim, Ramon tinha feito uma leitura de jogo incorreta, acabou se posicionando mal, tendo que percorrer alguns metros para tentar, sem sucesso, bloquear o chute do volante Jailson que aproveitou a zona vazia.

A bola da equipe gremista foi circulada com rapidez, mas diante dos encaixes e linhas de passe, Ramon deveria ter tido uma reação mais rápida para detectar o melhor posicionamento, mais centralizado na cabeça da área


Na segunda tomada, temos outro erro de Ramon que mostrou não está adaptado à função. Nossa primeira linha esta montada e ainda assim ele demora a perceber que não precisa perseguir o atleta que tenta a infiltração sem bola. Quando ele percebe que Luan recebeu numa zona confortável, sai batido para tentar a abordagem e leva um lençol. Esqueceu-se de marcar a zona e ter a bola como referência, que para esse lance era o ideal.

Apesar do jogo consistente e do ponto importante, o Vitória foi bem menos efetivo em termos de números e eficiência. Tomamos os dados estatísticos do jogo em “http://blogs.lance.com.br/numeros-da-bola/estatisticas-de-gremio-1x1-vitoria/” e destacamos 40 passes errados e nenhum cruzamento.

É possível que o índice de acerto tenha sido aceitável, perto de 80%, mas como a proposta é reativa e o tempo de posse curto, esse aproveitamento tem que ser mais efetivo, nossos poucos momentos com a bola vale mais que ouro.

NÃO MUDAMOS O SISTEMA TÁTICO PARA JOGAR FORA 

Esperávamos que com a volta de Neilton e a perda de Yago, Mancini voltaria a atuar com duas linhas de 4 no 4-4-2 , sistema de jogo que mais pontos trouxe ao time atuando fora de casa. Mas quando tivemos a surpresa do bom garoto Bruno Bispo no time e de Ramon também escalado, ficou a certeza que o 4-1-4-1 seria mantido mesmo sendo um sistema que foi ajustado para em fim ter voltado a vencer no Barradão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acreditamos que a partida de quinta feira seja ainda mais difícil e mais uma guerra campal. Onde o Vitória precisa tomar ainda mais providências com a marcação dos lados do campo, ponto fortíssimo da Chapecoense, time que Mancini conhece até melhor que nós. Mancini terá que se decidir entre voltar com Neilton para por dentro no 4-4-2 ou sacar o jogador e começar ainda no 4-1-4-1 com: Miguel ou Caíque; Patric, Wallace, Bruno Bispo e Gefferson; Ramon; Welisson, Correia, Yago e David; Trellez ou André Lima.

É isso aí galera!

Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: ECVitoria Divulgação e Edição nossa. 

Para poder continuar lendo este e todos os conteúdos completos, seja nosso assinante por apenas R$ 5,00 mensais (CLIQUE AQUI). Nosso assinante também participa de sorteios e lista de transmissão no WhatsApp. Para pagamento via boleto nos informe seu e-mail (@colunaecvitoria@gmail.com).  

Planos:

Mensal 5,00: 
Semestral: 28,00:
 
Anual: 55,00:   


0 comentários:

Postar um comentário