PAPO TÁTICO: Vitória 1 x 2 São Paulo

Vitória e São Paulo se enfrentaram neste último domingo (17) no Barradão, duelo direto pela briga contra o rebaixamento. No entanto, a equipe rubro-negra não conseguiu desempenhar um bom futebol, e acabou sendo derrotada.
No Papo Tático de hoje vamos evidenciar o que contribuiu para a atuação ruim do Vitória e, consequentemente, o resultado negativo dentro de casa.

Escalação

Sem poder contar com o machucado Juninho, a grande dúvida de Mancini era quem iria ocupar a lateral esquerda. Durante os treinamentos, foi praticamente descartada as utilizações de Geferson e Thalysson, os laterais de origem do elenco. As dúvidas rondavam entre Patric (lateral direito de origem), Felipe Soutto (volante) e o zagueiro Bruno Bispo.
Mancini opta por utilizar Patric, que não comprometeu, porém, se Geferson foi titular diante do Flamengo, tendo uma atuação razoável, então por que não utilizá-lo? E se ele não foi a primeira, nem seria a segunda opção, por que levá-lo ao banco de reservas?
Mas enfim... O Vitória foi escalado com: Fernando Miguel; Caíque Sá, Kanu, Wallace e Patric; Ramon, Correia, Yago e Kieza; Neílton e Tréllez.
Outro ponto questionável na escalação foi a entrada de Kieza na equipe titular no lugar de David. Vale lembrar que o ponto forte do Vitória vinha sendo as jogadas em velocidade de David e Neílton. Ao colocar Kieza como extremo da segunda linha do 4-4-2, Mancini o deixa longe do gol, e perde a força e velocidade que David conseguia dar por ali. Sem contar que do lado oposto o outro extremo também não tem como característica principal a força e velocidade, que é o caso de Yago.
É ponto que sempre friso aqui em relação a característica do jogador e função a ser executada dentro do modelo de jogo. As características de David combinam mais com a função a ser executada dentro desse sistema e modelo de jogo, em relação à Kieza.


Na imagem o Vitória no 4-4-2, enquanto o São Paulo atacava no 4-1-2-3, com os extremos dando amplitude, o que confundia a marcação rubro-negra, pois os laterais constantemente abandonavam a primeira linha para tentar encurtar o espaço com os extremos, o que abria espaços parta infiltrações.

Para poder continuar lendo este e todos os conteúdos completos, seja nosso assinante por apenas R$ 5,00 mensais (CLIQUE AQUI). Nosso assinante também participa de sorteios e lista de transmissão no WhatsApp. Para pagamento via boleto nos informe seu e-mail (@colunaecvitoria@gmail.com).  

Planos:

Mensal 5,00: 
Semestral: 28,00:
 
Anual: 55,00:   

0 comentários:

Postar um comentário