ANALISANDO O CONTRATADO: Pineda

Jean Paul Pineda Jesús Cortés, ou só Pineda, nasceu em Santiago no Chile. Atua como Atacante, tem 27 anos, mede 1,77, e é Destro. Atleta revelado nas categorias de base do CD Palestino. Pineda estreou pelos profissionais em 2006. 2010 começou sua odisseia pelo futebol chileno, 2010 Cobresal 11 gols, 2011 Cobreloa 5 gols, 2012 Union Espanhola 6 gols, 2013 voltou ao Cobresal e meteu mais 4 gols em 19 jogos, 2014 no Guardas 2 gols, 2014/2015 artilheiro do Clausura com 17 gols. Em 2015 saiu a primeira vez do país e foi ruim a adaptação, marcou 1 gol em 22 jogos pelo Córdoba CF, clube da segunda divisão espanhola e todos eles entrando no decorrer das partidas. Suas principais características são, finalização de dentro da área, movimentação, e oportunismo. Rende bem jogando como Atacante Extremo esquerdo. Joga também como Centroavante e segundo atacante. Pineda trabalha muito bem as diagonais longas pra pisar na área, o chamado facão quando está atuando nos flancos. Sem a bola muito veloz, com a bola não consegue desenvolver muito  pois o fundamento de controle é ruim.

Vamos evidenciar com capturas as faixas de campo mais exploradas por Pinada no Córdoba CF.

POSICIONAMENTO



Pineda é um Atacante em busca de consolidação no mercado, mostra um bom poder de finalização, mas um pouco perdido em termos de leitura de jogo e em qual setor do campo realmente gosta de atuar. O atleta não domina bem alguns fundamentos como dominio e drible. Mas é aceitavel seu fundamento de passe e bom o de finalização, mas apenas de dentro da area. Sabe chegar bem na area e se posicionar para tentar o cabeceio. 

Na fase defensiva aprendeu o que se pratica por todos na Europa, manter a linha quando no extremo e cortar linha de passe entre zagueiros e volante quando como centroavante, ambos usando a bola como referência.





A fase ofensiva é seu diferencial, principalmente na hora de finalizar de dentro da área, talvez por isso explore bem o ataque ao espaço para chegar no ponto onde gosta de arrematar para o gol. Com boas diagonais e oportunismo para achar o melhor posicionamento.






Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: ATACANTE   CARACTERÍSTICAS: Finalização, Movimentação, Oportunista.

FÍSICO: Nota 8
Atleta mostra bom condicionamento físico.

EMOCIONAL: Nota 6
Atleta sentiu a primeira chance fora do país. Pouca bagagem. 

TÉCNICA: Nota 7
Atleta de razoável controle de bola, poucos dribles e habilidade.

TÁTICA: Nota 8
Atleta pode executar quatro boas funções no campo, talvez por isso foi a Europa. 

FINALIZAÇÃO: Nota 8
Atleta que trabalha muito bem a precisão de dentro da área, apesar de estatura média, vai bem de cabeça também.    

VELOCIDADE: Nota 7
Atleta tem explosão para até 10 metros e pode manter boa velocidade nesse percusso. Pouco para extremo e bom para avançados. 

MÉDIA: 7.3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pineda pode a depender do custo ser uma boa aposta para o Vitória. Assistir dois jogos do Córdoba CF e constatei a dificuldade que o atleta teve em se adaptar num clube que não jogava em função dele. Nestic vs Cordoba e Córdoba vs Girona dois jogos que ele entra e praticamente não toca na bola. Informamos que sua equipe na Espanha atua no 4-1-4-1 com estilo de marcação zonal e bloco médio, Pineda entrava as vezes de centroavante e outras como extremo esquerdo da segunda linha. Será que o Vitória analisou isso para trazer o atleta ou só os gols atuando no Chile? Acreditamos que o atleta vem a custo zero de aquisição e bem baixo salário, sendo assim não custa tentar que o Futebol nos pague mais uma peça. E sendo assim, com esses termos, esse colunista estando na Presidência do clube também contrataria como forma de oportunidade ao garoto.  

Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: Edição nossa

Fiquem ai com um vídeo editado do atleta

0 comentários:

Postar um comentário