ANALISANDO O CONTRATADO: Paulinho

Paulo Luiz Beraldo Santos, o Paulinho é paulista nasceu em Guarulhos grande São Paulo. Atua como Atacante, tem 28 anos, mede 1,77, e é Ambidestro. Atleta revelado nas categorias de base do Flamengo de São Paulo. Atuou em 20  partidas e fez 16 gols pelo Rubro Negro Paulista. 2009 chegou ao XV de Piracicaba após testes frustados no Corinthians. Fez 49 partidas pelo XV e marcou 8 gols. Em 2013 O Flamengo conseguiu o atleta por empréstimo após ser um dos destaque do Paulistão. E foi no time Carioca que Paulinho atingiu o ápice até aqui na carreira. Jogou 65 jogos e marcou 11 gols, se destacando muito pelo comprometimento em campo, fintas e assistências pra gol, consagrando centroavantes cones que o Flamengo tinha na época. Após queda de rendimento, e problemas de indisciplina, Paulinho foi cedido ao Santos por empréstimo para jogar a temporada de 2016, onde nunca se firmou, atuou em 30 partidas e na maioria foi suplente, marcou 6 gols. Suas principais características são as fintas, jogo posicional, chute forte e oportunismo. Rende bem jogando como meia extremo esquerdo e ou atacante. Joga também como meia extremo direito e ou atacante. No final da temporada de 2015 Paulinho já apresentava o desgaste físico considerável, faltava literalmente gás para sequer ficar de pé no gramado. No entanto, com experiencia dosava bem o fôlego e sempre procurando os atalhos pelo flanco esquerdo, fazendo a bola andar com bom passe e movimentação. Atleta vai bem a área e costuma ser oportunista quando visualiza brechas na defesa adversária.

Vamos evidenciar com capturas as faixas de campo mais exploradas por Paulinho no Santos e Flamengo.

POSICIONAMENTO
 

Paulinho é um atleta com biotipo físico magro e forte, sem tendência para ganhar peso, mas sofre com desgaste físico muito rápido nos jogos, fato que precisa ser investigado, pois, não costuma correr errado no campo e ainda assim cansa demais. O jogador faz bastante diagonais curtas, característica interessante para meia atacante extremo em sistema 4-2-3-1. Seu diferencial é a visão quando no fundo do campo, improvisação com fintas em espaços curtos e chute forte.

Na fase defensiva costuma marcar com referência na bola. Tenta sempre diminuir o espaço do receptor para tentar roubar passes.

Constrói muito pelos flancos. Sabe movimentar para dar espaço pro lateral fazer ultrapassagem, tem boa visão para fazer passes com cavadinhas.

 
Na fase ofensiva se destaca pelas fintas, chegada na área, movimentação de diagonais curtas e chute forte. Bate bem na bola com a perna esquerda e consegue bons cruzamentos.


Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: ATACANTE   CARACTERÍSTICAS: Fintas, Chutes, Oportunista.

FÍSICO: Nota 8
Atleta tem biotipo físico bom. Só precisa ser estudado porque de tanto desgaste.

EMOCIONAL: Nota 7
Atleta acostumado a grandes jogos, mas costuma perder a cabeça fácil.

TÉCNICA: Nota 8
Atleta tem bons fundamentos, destaque pro chute, controle de bola e fintas.

TÁTICA: Nota 9
Atleta faz boa leitura de jogo. Cumpre bem a função, sabe se posicionar e fechar espaços.

FINALIZAÇÃO: Nota 7
Apesar de chutar forte e com direção, não tem tanta precisão pra tirar do goleiro e zagueiros. Mas quando acerta surpreende.

VELOCIDADE: Nota 8
Atleta é rápido e com boa explosão física pra até 30 metros.

MÉDIA: 7.83

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Chegou a hora de Paulinho retomar a boa fase da época de Flamengo, pois não vejo melhor oportunidade para o atleta. Se falhar aqui, sua carreira começará a descer ladeira abaixo. Paulinho pelas caraterísticas terá a chance de ser titular do Vitória, jogador que também sabe construir e definir lances, desempenha bem o papel de garçom pelo lado do campo e pode ser uma arma em cavar expulsão dos oponentes com fintas desconcertantes. Por outro lado é temperamental e segundo o mesmo costuma ser pavio curto, se tornando um perigo pro time. Paulinho é um jogador que vejo com bons olhos para o Vitória que não conseguiu o Lucca, atleta que esta num melhor momento que Paulinho. No entanto, se Paulinho voltar a atuar em Alto Nível, tem mais caixa que o Lucca e esse colunista se estivesse na Presidência do clube teria também contratado esse atleta, mas depois de longa conversa e semanas de negociação para evitar surpresas desagradáveis aqui na Bahia. Boa Sorte Paulinho!

Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: Edição nossa / Twitter do Atleta.

Fiquem ai com uns vídeos do atleta. 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário