ANALISANDO O CONTRATADO: Dátolo

Jesús Alberto Dátolo, ou só Dátolo, nasceu em Carlos Spegazzini na Argentina. Atua como Meia, tem 32 anos, mede 1,77, e é Canhoto. Atleta revelado nas categorias de base do Banfield, mas antes com passagem rápida ainda na base do Cañuelas. Dátolo estreou pelos profissionais do Banfield em 2004. 2006 Se transferiu para o gingante Boca Juniors ficando até 2009. Tem boa experiência no futebol europeu de 2009 a 2011, chegando no futebol brasileiro em 2012 para atuar no internacional de Porto Alegre e depois no Atlético Mineiro de 2013 a 2016. Ainda em 2009 fez três jogos pela seleção Argentina e marcou dois gols, um deles foi um golaço no maior clássico do planeta frente a seleção Brasileira. Suas principais características são, chute forte e colocado, passe, dribles secos e lançamento. Rende bem jogando como Meia Extremo esquerdo. Joga também como Meia Central e chega bem na área. Mas Dátolo nunca foi um jogador de força física, explosão e velocidade, não joga muito na vertical, característica diferencial para meias no futebol que se prática hoje.

Vamos evidenciar com capturas as faixas de campo mais exploradas por Dátolo no Galo.

POSICIONAMENTO



Dátolo é um Meia experiente e que sabe utilizar bem os espaços. Perdeu um pouco de força, drible e arranque com a idade. Tem boa visão de campo e consegue alongar bem as bolas, encontrando espaço para o receptor do passe. Cadencia bem o jogo e tem boa bola parada lateral e frontal. Mas não é mortal suas cobranças de faltas. 

Na fase defensiva disputa bem a bola em 1x1 contra o oponente. Tenta de tudo para desarmar. 

Na fase de construção sabe sair em diagonal curta, buscando campo para receber e tabelar. Como entrar e sair de zonas mortas do campo como estratégia de enganar o marcador.





A fase ofensiva é seu destaque, sabe lê muito bem o desenrolar das jogadas. Sempre entra na área em bolas de fundo, seja para tentar o cabeceio, seja se colocando pra bater de primeira. Além disso tem um poder enorme de chutes a longa distância e uma boa bola parada lateral que decide jogos quando bem levantadas na área.


Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: MEIA   CARACTERÍSTICAS: Finalização, Passe, Lançamento.

FÍSICO: Nota 6
Atleta carrega vários problemas físicos na carreira.

EMOCIONAL: Nota 10
Atleta de alto poder mental. Inteligente, rodado e pronto pra qualquer tipo de jogo. 

TÉCNICA: Nota 9
Atleta de excelente passe, bom controle de bola, consegue dribles e cortes secos, e tem bons fundamentos.

TÁTICA: Nota 8
Atleta pode executar duas boas funções no campo em modelo de jogo que executa marcação por zona com referência na bola. 

FINALIZAÇÃO: Nota 9
Atleta que trabalha muito o chute de longa distância e que também tem boa precisão dentro da área.   

VELOCIDADE: Nota 7
Atleta tem até boa explosão apesar da idade e seus problemas físicos na carreira, mas velocidade não é seu forte.

MÉDIA: 8.2

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dátolo é um atleta de Alto Nível. Mas que não sabemos se poderá voltar a atuar assim. Suas qualidades salta os olhos, mas o futebol hoje é muito mais dinâmico e disputado na força, requer pelo menos uma boa condição física. É meia que gosta de ir pro gol. Aqui apenas ressaltamos que se Argel manter o seu 4-2-1-3 como modelo de jogo reativo e direto, marcação individual por setor e pouca aproximação, o perfil de Dátolo também não encaixaria nesse meia que fará a ligação. O falta vitalidade, velocidade, força e explosão pra isso. Não pretendemos nessa análise esgotar toda pesquisa sobre as características a cerca do atleta, mas informamos a necessidade de uma eventual mudança na forma de jogar do Vitória para que dê condições a Dátolo de render, seja no flanco como Meia Extremo ou centralizado. Por isso, esse colunista estando na Presidência do clube só faria essa contratação se fosse pro atleta jogar num modelo de jogo com o que atuou no Galo em 2015. Mas é futebol, e nada impede de chegar e arrebentar. 

Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: Edição nossa

Fiquem ai com um vídeo completo do atleta

0 comentários:

Postar um comentário