ANALISANDO O CONTRATADO: Uillian Correia

Uillian Correia Granemann, o Uillian Correia, nasceu na cidade de Fátima do Sul no Mato Grosso do Sul. Atua como Volante, tem 27 anos, mede 1,86, e é Ambidestro. Atleta revelado nas categorias de base do Clube Atlético Paranaense. Jogou por Rio Branco do PR e ainda Pelotas e Santa Cruz do Rio Grande do Sul, até se transferir para Portugal e não ter muitas chances no Paços Ferreira e Feirense. De volta ao Brasil surgiu bem no Sampaio Correa e logo despertou interesse de Luxemburgo, mas acertou sua ida ao Ceará onde se tornou campeão do Nordeste em 2015. Nesse mesmo ano foi adquirido pelo Cruzeiro que cedeu ao Santa Cruz em 2016, onde fez 46 partidas no ano. Suas principais características são, visão de jogo, passe, desarme. Rende bem jogando como Volante central. Joga também alinhando com outro volante. Sabe cadenciar e acelerar a bola, também utiliza sua visão de campo para alguns passes longos. Correia chega pouco a área e também abre pouco espaço para chutes de longe. 

Vamos evidenciar com capturas as faixas de campo mais exploradas por Correia no Santa Cruz.

POSICIONAMENTO





Correia é um volante que domina bem os variados estilos de marcação. Se precisa marcar individual por setor ele faz bem. Se a marcação for por zona, ele preenche bem os espaços. E caso exista um "time" para o pressing, ele lê corretamente o momento do abafa ao portador da bola.

Na fase defensiva marca bem por zona e diminui o espaço do receptor. Utiliza a marcação por indução para roubar passes.

Na fase de construção candência bem o jogo e usa o controle de bola para manter a posse.

Sua transição ofensiva e defensiva tem boa leitura no jogo posicional, mas é lenta e precisa ser ajustada com conversa.

Na fase ofensiva agride pouco, chuta pouco a media distância, como também vai pouco a área. Prefere servir como opção de retorno de bola.

Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Volante   CARACTERÍSTICAS: Desarme, Passe, Visão.

FÍSICO: Nota 8
Atleta sempre na média fisicamente.

EMOCIONAL: Nota 8
Bom nível de concentração.

TÉCNICA: Nota 8
Atleta de bom passe, controle de bola e visão de jogo. 

TÁTICA: Nota 7
Atleta não faz tantas funções no campo.

FINALIZAÇÃO: Nota 7
Atleta finaliza pouca e chega pouca na área.  

VELOCIDADE: Nota 7
Atleta de passadas largas, mas de pouca explosão, por isso compensa nas passadas por conta da estatura avantajada.

MÉDIA: 7.5

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Correia é um atleta que teve um bom aprendizado na Europa apesar de ter atuado pouco. Assim que despontou no Sampaio Correa chamou a atenção por sua postura dentro de campo. Jogador que atua de cabeça em pé e enxerga muito ao seu redor. Atleta de passadas largas e que sabe utilizar os bons atalhos no gramado.  Aqui deixamos nossa dica de utilizar o atleta centralizado, aumentando a competição dentro do elenco por essa vaga. Mas já sabendo que o sistema de jogo que mais gosta o Argel é um 4-2-1-3 com dois volantes, poderá o time ter lentidão em demasia nas transições e perdendo o poder de fogo do modelo de jogo do treinador que é ser rápido na reação. Não pretendemos aqui nessa análise esgotar toda pesquisa sobre as características a cerca do atleta e sim mostrar com um pouco de visão de quem está fora do Vitória que a direção antiga acertou na contratação e é um reforço que esse colunista estando na Presidência do clube também teria feito. Parabéns. 


Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: EcVitória - Divulgação

Fiquem ai com um vídeo editado do atleta



0 comentários:

Postar um comentário