ANALISANDO O CONTRATADO: Leandro Salino

Leandro Salino do Carmo, o Leandro Salino, nasceu na cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais. Atua como Lateral, tem 31 anos, mede 1,70, e é Destro. Atleta revelado nas categorias de base do América Mineiro. Salino jogou boa parte da carreira como Volante, e iniciou assim também na base. Atuou pelo Cruzeiro e Ipatinga no Brasil. Tem um irmão gêmeo no Futebol, não se confundam. Se transferiu para Portugal com passagens rápidas no Nacional e Camacha, retornando ao Ipatinga ainda em 2006. Depois atuou pelo Flamengo em 11 jogos e novamente voltou ao Ipatinga para atuar de 2007 a 2008. Em Portugal se firmou no Nacional jogando 53 partidas e se transferindo para o Braga, onde conseguiu se consagrar e jogar em Alto Nível por três temporadas, até chegar no seu último clube Olympiakos ficando de 2013 a 2016. Suas principais características são, desarme, passe, e posicionamento. Rende bem jogando como Lateral mais defensivo. Joga também de Volante alinhando com outro volante. Sabe cadenciar e acelerar a bola, também utiliza seu bom controle de bola para esperar o momento certo do passe. 

Vamos evidenciar com capturas as faixas de campo mais exploradas por Salino no Olympiakos.

POSICIONAMENTO



Salino é um lateral que domina bem o jogo posicional e cadenciado. Tem boa visão de tabela e as vezes arrisca umas arrancadas. Tem boa tomada de decisão quando com a posse. Sabe entrar na diagonal e fazer giros visando recomeçar o jogo. Sua estatura o ajuda para desarmes, cutucando o adversário por baixo da proteção. 

Na fase defensiva marca bem por zona e faz muito bem o balanço defensivo. 

Balanço pro lado da bola
Na fase de construção sabe usar as linhas do campo para gerar amplitude e facilitar para receber o passe.
Correndo na linha do campo. Lateral no Brasil não entende essa importância

Sua transição ofensiva e defensiva tem boa leitura no jogo posicional.

Na fase ofensiva agride pouco, pede pouco a bola e passa pouco por fora. Não procura com frequência o fundo do campo e nem tenta o um x um.

Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Lateral/Volante   CARACTERÍSTICAS: Desarme, Passe, Posicionamento.

FÍSICO: Nota 8
Atleta aparenta estar bem fisicamente.

EMOCIONAL: Nota 9
Bom nível de concentração. E acostumado a grandes jogos em grandes ligas. 

TÉCNICA: Nota 7
Atleta de bom passe e controle de bola. 

TÁTICA: Nota 9
Atleta faz varias funções no campo. Conhece bem o jogo posicional, amplitude e compactação. 

FINALIZAÇÃO: Nota 5
Atleta que trabalha pouco na fase ofensiva, costuma não arriscar chutes por ser fraco no quesito.  

VELOCIDADE: Nota 7
Atleta tem boa explosão, mas velocidade não é seu forte.

MÉDIA: 7.5

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Salino em épocas de volante no Brasil foi tido como um dos maiores ladrões de bola das competições que jogou, seu perfil físico favorecia essa característica. Vale salientar que não acompanhava o atleta, mas quando soube que estava na Grécia sabia que não tinha estatura suficiente para atuar nessa posição e que os clubes do leste Europeu costumam utilizar atletas altos e fortes, e através dos amigos do site "futebolplanejado" e com jogos completos que assistir, cheguei a conclusão para essa analise.  Aqui deixamos nossa dica, para o torcedor dessa vez, Salino não é velocista, pouco participa no ultimo terço do campo, não é rompedor de linhas e nem cruzador de bolas, pois aqui em Salvador se acostumaram com lateral assim. Suas virtudes são boas para jogo de controle e execução perfeita em fazer a linha defensiva e não quebra-la. Não pretendemos aqui nessa análise esgotar toda pesquisa sobre as características a cerca do atleta e sim mostrar com um pouco de visão de quem está fora do Vitória que essa primeira contratação é bastante arriscada pelo fato de estar parado a meses e pela idade um pouco avançada para a posição. Essa posição tem boas opções no mercado e dessa vez esse colunista estando na Presidência do clube não teria feito. Mas é futebol, e nada impede de chegar e arrebentar. Que seja SRN


Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: Edição nossa

Fiquem ai com um vídeo completo do atleta


0 comentários:

Postar um comentário