ANALISANDO O CONTRATADO: Sherman Cárdenas


Sherman Andrés Cárdenas Estupiñán, o Cárdenas, é Colombiano. Nasceu na cidade de Bucaramanga. Atua como Meia, tem 26 anos, mede 1,68, e é Canhoto. Atleta revelado nas categorias de base do Atlético Bucaramanga. Chegou no Atlético Nacional em 2013, depois de passar pelo Junior de Barranquila. Suas principais características são, visão de jogo, passe, arrancadas e finalização. Rende bem jogando como Meia Armador vindo de trás com a bola. Joga também de Meia Atacante Central. Ideal para sistemas 4-2-3-1 e 4-2-1-3. Sherman Cárdenas é chamado de El Gênio. Sabe cadenciar e acelerar um jogo na hora certa, faz a leitura correta de lances usando o momento ideal para o drible ou para o passe. Cárdenas já tem mais de 30 gols na carreira que são números bons para um Meia Armador. Na temporada atual apesar de ser pouco utilizado, já fez quatro assistências para gol e balançou a rede uma vez no clássico contra o Once Caldas. 

Vamos evidenciar com capturas as faixas de campo mais exploradas por Cárdenas no Atlético Nacional.

POSICIONAMENTO


Cárdenas é um meia de boa movimentação, que se bem motivado, pode fazer a diferença para qualquer clube. Trabalha bem os passes curtos visando ação futura. 

Tem muita visão de jogo e sempre encontra alguém em condições de receber o passe. Quando bem marcado e apertado, se safa dos marcadores com boas arrancadas. Veja:
Na fase defensiva marca bem por zona e diminui o espaço do receptor. Utiliza a marcação por indução para roubar passes.

Na fase de construção utiliza as tabelas, lançamentos e ultimo passe para ser mortal ao adversário.

Na fase ofensiva demonstra oportunismo, vai muito pra dentro da aérea e já fez alguns gols de cabeça, mesmo com baixa estatura. Finaliza muito bem a media e curta distancia. Tem bola parada muito boa, tanto falta frontais como corners e falta laterais.

Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Meia   CARACTERÍSTICAS: Passe, Arrancadas, Finalização.

FÍSICO: Nota 8
Atleta sempre na média fisicamente.

EMOCIONAL: Nota 9
Atleta acostumado a grandes jogos. Sempre bem concentrado.

TÉCNICA: Nota 9
Atleta de bom passe, controle de bola e visão de jogo. Alem de boas arrancadas.

TÁTICA: Nota 7
Atleta não faz tantas funções no campo.

FINALIZAÇÃO: Nota 8
Atleta finaliza bem a media, longa e curta distância.  

VELOCIDADE: Nota 8
Atleta com boa explosão, consegue arrancadas de mais de 10 metros.

MÉDIA: 8.1

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cárdenas é um atleta que já tem um certo nome no mercado. Que não vive seu melhor momento na carreira, mas ainda tem 26 anos. O potencial técnico do atleta é inegável e esperamos que ele possa reencontrar o alto nível no Vitória. E isso dependerá muito de Vagner Mancini, mudando a atual forma de marcação do time que é encaixe individual por setor, para marcação por zona com referencia na bola. Além disso, trabalhar mais a bola solicitando aproximação dos jogadores que não tem a bola para servir de opção para o portador da bola, e não praticar a todo tempo o jogo direto. Isto posto, Sherman Cárdenas pode entrar em cena e melhorar a qualidade do time com suas características de termômetro, pois é chamado na Colômbia de El Gênio. Não pretendemos aqui nessa análise esgotar toda pesquisa sobre as características a cerca do atleta e sim mostrar com um pouco de visão de quem está fora do Vitória que Mancini hoje já dispõe de dois meias com características de passe e aproximação e controle, que só resta a ele saber adapta-los. 


Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: EcVitória - Divulgação

Fiquem ai com um vídeo editado do atleta



0 comentários:

Postar um comentário