ANALISANDO O CONTRATADO: Serginho


Sérgio Antônio Soler de Oliveira Júnior, o Serginho, é Paulista da cidade de Monte Aprazivel. Atua como Meia Atacante, tem 21 anos, mede 1,78, e é Canhoto. Atleta revelado nas categorias de base do Santos Futebol Clube, mas chegou na equipe Paulista em 2008 vindo do SESC. Suas principais características são, visão de jogo, passe e finalização. Rende bem jogando como Meia Armador vindo de trás com a bola. Joga também de Meia Atacante Central. Ideal para sistemas 4-2-3-1 e 4-2-1-3. Serginho atua também como falso nove e apoiador. Serginho ja fez 41 partidas como profissional do Santos. 

Vamos evidenciar com capturas as faixas de campo mais exploradas por Serginho no Santos.

POSICIONAMENTO





Serginho é um meia de pouca movimentação, mas que aparece bem pro jogo quando sem a bola, pois sabe correr certo nos atalhos do campo.

Tem muita visão de jogo e sempre encontra alguém em condições de receber o passe. Falando em passe, é um dos melhores fundamentos do atleta.

Na fase defensiva consegue ser participativo com combates ao portador da bola e no fechamento de espaços na marcação por zona.

Na fase de construção utiliza o jogo posicional, tabelas e o bom último passe para deixar os atacantes em condições de finalizar

Na fase ofensiva desempenha bem também, pois tem um ótimo chute a media, longa e curta distância. Sabe finalizar com precisão. Sabe utilizar a perna direita, raro para quem é canhoto. Mas não é ambidestro como dizem.

Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Meia Atacante   CARACTERÍSTICAS: Passe, Finalização.

FÍSICO: Nota 9
Atleta fisicamente acima da média.

EMOCIONAL: Nota 7
Atleta ainda em fase de afirmação.

TÉCNICA: Nota 8
Atleta de bom passe, controle e visão de jogo.

TÁTICA: Nota 8
Atleta faz bem as funções no campo.

FINALIZAÇÃO: Nota 8
Atleta finaliza bem a media, longa e curta distância.  

VELOCIDADE: Nota 6
Atleta com pouca explosão para a função.

MÉDIA: 7.6

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Serginho na base era tido como Craque. Caso parecido com Arthur Maia no Vitória. No entanto, já vi bons jogos desse atleta no profissional do Santos. O atleta é aquele meia preguiçoso, que vai precisar de um trabalho psicológico para fazer ele entender que o estilo Ganso de jogar está em extinção. É uma aposta valida. Mas que esse colunista só faria se chegasse com opção de compra e com passe fixado em valor acessível ao Vitória. O jogador tem um estilo de jogo que o elenco do Vitória precisa e não tem, que é de passes, aproximação e deslocamento. Na base do Santos era um Meia Atacante goleador. No profissional não conseguiu repetir o histórico de gols e assistências. Mas o potencial técnico é inegável. Não pretendemos aqui nessa análise esgotar toda pesquisa sobre as características a cerca do atleta e sim mostrar com um pouco de visão de quem está fora do Vitória e do Santos, o que Serginho pode fazer e o que precisa melhorar.


Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: Globo Esporte

Fiquem ai com um vídeo editado do atleta





0 comentários:

Postar um comentário