ANALISANDO O CONTRATADO: Rodrigo Ramallo

Rodrigo Luis Ramallo Cornejo, o Ramallo, é Boliviano da cidade de Santa Cruz de La Sierra. Atua como Atacante, tem 25 anos, mede 1,78, e é Ambidestro. Atleta revelado nas categorias de base do Club The Strongest. Na temporada 2013/2014 jogou no Club Jorge Wilstermann também da Bolívia e marcou 17 gols. Suas principais características são, posicionamento, controle de bola, finalização. Rende bem jogando como centroavante e nos extremos do campo. Mas seu forte mesmo é atuar ao lado de outro atacante com movimentação livre. Ideal para sistemas 4-4-2 e 4-4-1-1. Rodrigo é filho de William Ramallo ex futebolista que fez parte da seleção Boliviana que classificou para a copa do mundo de 1994. Rodrigo Ramallo é jogador selecionável da Bolívia desde 2013. 

Vamos evidenciar com capturas as faixas de campo mais exploradas por Ramallo no The Strongest.

POSICIONAMENTO



Ramallo é atacante de movimentação, mas que aparece pouco pro jogo quando sem a bola, deposita suas fichas no bom posicionamento, domínio e finalização no ultimo terço do campo.

Quando sai da área visa sempre limpar o lance para chutar. Participa pouco do jogo coletivo e sem a bola assisti muito o adversário, tem baixa combatividade.

No aspecto físico deixa a desejar, não costuma ganhar divididas e isso acaba impactando na hora que tenta servir como pivô. Apesar de boa técnica a falta de preparo compromete seu rendimento em campo. 

Seu nível de concentração é alto, mas o nível de motivação parece ser baixo.

É provável que nesse sistema de jogo elaborado por Mancini, Ramallo venha para fazer sombra a Kieza, pós a variação para o 4-1-4-1 necessita que o atleta do flanco volte a segunda linha, e o jogador não costuma atuar dessa forma. Caso o sistema de jogo seja alterado para um 4-4-2 ou 4-4-1-1 por exemplo, Ramallo teria maior chance de atuar como titular. 

Ja no 5-4-1 e variações atuais, poderá ajudar jogando lado a lado a frente com outro atacante e também no flanco por conta da variação de 3-4-3. Pois a segunda linha dessa ultima variação aí, não trás muita sobrecarga aos extremos da frente.


Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas.

Vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Atacante   CARACTERÍSTICAS: Posicionamento, Finalização.

FÍSICO: Nota 7
Atleta muito aquém do que pede o futebol competitivo.

EMOCIONAL: Nota 9
Jogador que apesar da idade é acostumado a grandes jogos e mantém o nível de concentração alto.

TÉCNICA: Nota 8
Atleta tem bom controle de bola e visão de campo.

TÁTICA: Nota 7
Atleta cumpre varias funções no ataque.

FINALIZAÇÃO: Nota 8
Atleta finaliza bem com a perna esquerda e direita a curta e media distancia. 

VELOCIDADE: Nota 7
Atleta com explosão curta, para apenas 10 metros.

MÉDIA: 7.7

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ramallo tem 25 anos e ainda pode evoluir, é uma aposta da diretoria do Vitória e esperamos que tenha passado por uma boa análise do setor de inteligência do clube. O atleta tem deficiência física e motivacional que afeta um pouco seu rendimento, além disso, verificamos a necessidade de melhorar sua impulsão, característica que os atacantes precisam ter. Velocidade e arrancadas não é seu forte, portanto o torcedor não espere isso, mas dentro da área está sempre bem colocado para concluir, tem bom controle de bola, frieza e finalização precisa. Vale ressaltar que o jogador teve a carreira suspensa após um caso de Dopping em 2015 que sempre causa impacto negativo e perdas de condicionamento e ritmo. Já não era titular absoluto no seu clube e nem na seleção Boliviana. Não pretendemos aqui nessa análise esgotar toda pesquisa sobre as características a cerca do atleta e sim mostrar com um pouco de visão de quem está fora do Vitória que a contratação vale como aposta reitero, e vai precisar também de adaptação ao futebol brasileiro. Mas nada que foi redito e analisado impede do atleta modificar no campo e quem sabe ser ídolo no clube.


Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: Ecvitoria - Divulgação


Fiquem ai com um vídeo editado do atleta

0 comentários:

Postar um comentário