ANALISANDO O CONTRATADO: Maicon Silva


Maicon da Silva Macedo, o Maicon Silva, é Carioca da Cidade de Nova Iguaçu RJ. Atua como Lateral Direito, tem 27 anos, mede 1,83 e tem 77kg, iniciou a carreira no Artsul em 2008. Chegou ao Londrina em 2013 foi emprestado ao Criciúma em 2014 e disputou parte da Serie A, esteve na campanha que rebaixou o time catarinense e continuou para a campanha sem acesso na Serie B 2015. Atleta que tem bom Vigor Físico, boa visão de campo, passe e inteligencia nas ultrapassagens. Que sofre também da falha de posicionamento, tipico dos laterais médio do Futebol Brasileiro. Com a altura que tem, compensa característica velocista que laterais costumam ter com passadas largas. O Atleta tem boa combatividade no 1x1. Pode render na primeira linha de quatro jogadores, pois não costuma correr atoa e mantem o nível físico durante os 90m. Mas precisa aprender a defender o espaço.

Agora, vamos pontuar questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas desses atletas para a posição que costuma jogar e se pode dar certo dentro do Sistema 4-5-1 ou 4-3-3 do treinador Mancini.

Então vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Lateral Direito   CARACTERISTICAS: Vigor, Combatividade, Ultrapassagens

FISICO: Nota 8
Atleta de força, vigor, com altura ideal para a função de lateral no futebol moderno.

EMOCIONAL: Nota 8
Jogador tranquilo que joga regular seja contra o ibis ou contra um gigante fora de casa. Mantem seu padrão de jogo no feijão com arroz.

TÉCNICA: Nota 7
Atleta de pouca técnica, mas de bons passes. Tem pouca habilidade de controle de bola.

TÁTICA: Nota 6
Atleta que entende pouco o jogo da primeira linha de quatro. Precisa aprender a defender o espaço.

FINALIZAÇÃO: Nota 5
Chuta muito pouco a gol e quando o faz, não costuma ir bem.

VELOCIDADE: Nota 7
Tem boa explosão para antecipação. Mas não é velocista. Compensa nas arrancadas de passadas largas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Maicon Silva no geral esta no mesmo nível de Diogo Matheus. O segundo leva vantagens técnicas, mas também peca muito na tática e física. Para jogar uma Serie A compondo o grupo, eu iria de Maicon Silva, tem peculiaridades que me faz decidir assim. Como bola aérea defensiva, por exemplo. O certo é que o clube precisa de competição nessa posição e o outro nome precisa ser mais cascudo e com melhor nível "hoje" que o Maicon. Mas como sempre friso, as vezes quem vem como coadjuvante pode passar a protagonista, o futebol tem vários exemplos disso. Mancini gosta de Laterais que guardam bem a posição, foi assim com Marcos Aurelio em 2008. Analisamos o atleta a dois dias atrás, achamos comum, mas na quebra de braço, e no custo beneficio com Matheus, Maicon levou a melhor e esperamos que o Vitória também.

É isso ai galera!

Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: Mercadofutebol

Um comentário: