FATO CURIOSO: CT do Vitória não é mais o melhor do Nordeste


Alguns clubes Nordestinos deram um "UP" em suas estruturas físicas a partir de 2012, principalmente quando já se sabia que a Copa do Mundo da FIFA iria ser disputada no Brasil.

Com os investimentos no país, clubes como ABC, Ceará e Náutico deram um salto de qualidade, e hoje superam nosso Vitória em termos de campos de treinamento, tanto em quantidade como em qualidade.

É bom salientar que campos de futebol também tem prazo de validade e o CT Manoel Pontes Tanajura foi criado na era Paulo Carneiro e carece urgentemente de uma reforma geral.

Com as novas arenas surgiram novos campos e gramados no padrão FIFA, melhorando o nível dos jogos, exigindo uma adequação maior dos clubes em seus CT`S. 

Esses campos tendem a deixar o jogo mais rápido e dinâmico. Cito como exemplo, um trabalho tático de dois toques, onde num campo liso e molhado os passes saem mais rápidos e precisos, e em um campo com grama e drenagem diferentes, os passes saem mais fracos, incorretos, oscilando e com mais dificuldades para controle de bola.

Sendo assim, os clubes citados tem em seus CTS, pelo menos um ou dois campos novos no Padrão FIFA, acrescento a eles o Sport de Recife que também remodelou o seu CT. Isso é um detalhe importantíssimo visando dar mais competitividade aos jogadores, de forma a não estranhar nos jogos o tipo de piso e velocidade de jogo.


Venho batendo nas redes sociais que pelo menos um campo do Vitória precisa ser refeito e adequado ao padrão FIFA, para evitar desgaste do campo principal, o Barradão, como também, diminuir o número de lesões. Isso mesmo, campo bom também ajuda a evitar lesões, podem questionar qualquer profissional de educação física que esteja atuando dentro do futebol. 

Está em fase de acabamento o CT anexo ao Barradão construído para as divisões de Base, que vai dar uma trégua nos campos de treinamento dos profissionais. Ainda assim, nenhum desses campos será no padrão FIFA, tendo eles o tipo de grama antiga que foi retirada do Estádio Manoel Barradas.

Termino informando e ou lembrando que o Vitória há 11 anos atrás já foi referência nesse quesito no país, mas com a falta de planejamento e seguidas quedas para SERIES B e C, a grana foi investida só no futebol e muito de forma errônea, impactando na modernização dos campos se tornando obsoleto a realidade de hoje. Atualmente nosso clube deve ser o quinto no ranking do Nordeste em termos de CT, campos de treinamento. 

Levanto esse "Fato Curioso" com bastante respaldo, e com o intuito de alertar o clube e fazer o torcedor ter isso em mente, pois é um detalhe que faz muita diferença.


Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: Bahia Notícias




0 comentários:

Postar um comentário