ANALISANDO O CONTRATADO: Robert de Pinho

Foto: betis.mobi

Robert de Pinho, baiano da cidade de Candeias, o atacante é mais um daqueles que fez fama longe do Estado. Com rápida passagem pelo Coxa e Botafogo SP, o atleta já tinha perfio de Centroavante para atuar no futebol Europeu e sua primeira experiência foi no futebol Suíço, voltando ao Brasil para atuar pelo São Caetano, depois andou na Russia e Japão. Mas foi no México pelo Atlas que Robert atingiu a maturidade e passou a jogar em Alto Nível, chamando a atenção de um grande centro europeu a Holanda e foi jogar no PSV e depois na Espanha no Betis. No Brasil jogou por grandes clubes mesmo com seu futebol já meio em decadência, destaque para Palmeiras e Cruzeiro. Isso sem contar um mundial Sub20 pela seleção Brasileira em 2001 atuando ao lado de jogadores como Kaka e Adriano. Falando agora do momento e como diz Petkovic no seu filme "O Gringo" Robert acreditou que o mundo da bola é uma roda gigante e hoje esta em forma e por cima novamente e  momento no futebol é de suma importância, o atleta vem jogando em um bom nível desde o final de 2013 e hoje chega ao Vitória como Artilheiro do Brasil de forma momentânea. Suas principais características além é claro de goleador, o centroavante trás na bagagem lampejos dos melhores atacantes uma vez que treinou em grandes centros, como posicionamento, antecipação, tabelas e a principal delas, explosão para atuar em cinco metros antes da finalização. Jogador pode render bem no 4-1-4-1 sistema atual do Rubro Negro como também lado a lado com outro atacante.

Então como tínhamos anunciando, vamos ao longo do ano avaliar as contratações do Esporte Clube Vitória pontuando questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas desses atletas para a posição que costuma jogar e se pode dar certo dentro do Sistema 4-1-4-1 do treinador Mancini.

Então vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

POSIÇÃO: Centroavante   CARACTERISTICAS: Finalização, Posicionamento, Explosão.

FISICO: Nota 8
Atleta bem preparado fisicamente.

EMOCIONAL: Nota 9
Jogador com excelente confiança e acostumado a grande jogos...

TÉCNICA: Nota 8
Atleta de boa técnica com a bola. De poucos dribles, mas com fundamentos de finalização e domínio bons..

TÁTICA: Nota 8
Na Europa atuou centralizado e lado a lado como atacante. No Ceara também

FINALIZAÇÃO: Nota 9
Finaliza bem tanto com a perna direita quanto a esquerda, bom cabeceador.

VELOCIDADE: Nota 7
Tem pouca velocidade, mas compensa com explosão em curto espaço. A idade pesa para manter a intensidade quando necessário

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fiz questão dessa vez de escrever um pouco mais na apresentação inicial do atleta por se tratar de um jogador de NOME e que tem MOMENTO também. Quando sou abordado se contrataria o Robert respondo de imediato que "não". Mas não condeno a contratação mesmo sabendo que a idade é elevada, no entanto, já vi vários jogos dele em 2014 e 2015 e nunca o vi caindo das pernas em campo como os nossos atacantes do momento. Acho, que Robert tem lenha para queimar pelo menos até dezembro. Atacante de pouca jogada pessoal, mas longe de ser um Cone. Nos clubes que ele voltou a jogar o que sabe, sempre teve a companhia de um 10, coisa que ele não vai encontrar no Vitória, logo, terá mais dificuldades para fazer seu jogo e fazer valer o preço do negocio. Acredito que futebol precisa de competição dentro do elenco e Robert vai trazer no minimo isso para o Vitória. Continuo achando que ainda cabe mais um atacante nesse elenco. Mas torço pelo Robert sim e acho que deve dá certo. E quem analisar o Curriculum desse atleta vai ver que tem NOME sim.

É isso ai galera!

Por Adson Piedade / @AdsonPiedade
Foto: Arquivo Pessoal

0 comentários:

Postar um comentário